3 RAZÕES PELAS QUAIS A APOSENTADORIA É MELHOR QUE O BPC/LOAS - Zaab - Zaggo Alves, Andrade E Bonatelli

3 RAZÕES PELAS QUAIS A APOSENTADORIA É MELHOR QUE O BPC/LOAS

3 RAZÕES PELAS QUAIS A APOSENTADORIA É MELHOR QUE O BPC/LOAS

A aposentadoria é melhor que o BPC/LOAS e isso pode ser uma surpresa para muita gente, mas você entenderá neste artigo o motivo, após conhecer essas três ótimas razões. Boa leitura!

Existem dois tipos de benefícios pagos pelo INSS que, por terem o valor de salário-mínimo, causam muita confusão nas pessoas.

Estamos falando do BPC/LOAS e de aposentadorias com valor de salário-mínimo.

Quais são as diferenças entre BPC/LOAS e aposentadoria?

O BPC/LOAS é um benefício assistencial. Isso significa que a pessoa não precisa contribuir com o INSS para receber e um dos critérios para ter direito é possuir “baixa renda”. Atualmente é considerado baixa renda a família que recebe menos de ¼ do salário-mínimo.

Já a aposentadoria é um benefício previdenciário, ou seja, para conseguir é necessário contribuir um tempo mínimo com o INSS.

Conheça as 3 razões

Esclarecidas as diferenças, vamos agora mostrar três razões pelas quais a aposentadoria é melhor que o BPC/LOAS.

1 – 13º salário: O aposentado recebe o 13º salário, já o beneficiário do BPC não tem esse direito.

2 – Pensão por morte: os dependentes de um segurado que recebe aposentadoria terão direito à pensão por morte. Por outro lado, o BPC/LOAS, por ser assistencial, não garante essa possibilidade para os dependentes.

3 – Revisão do benefício de tempos em tempos: A pessoa que recebe BPC/LOAS deve manter seu Cadastro Único sempre atualizado, sob pena de cancelamento do benefício. Já o aposentado por idade ou tempo de contribuição tem a segurança de que seu benefício se manterá para o resto da vida.

É claro que nem sempre a pessoa terá a possibilidade de escolher entre os benefícios. Além disso, o BPC/LOAS é um meio excelente de manter a sobrevivência da família.

Entretanto, há casos em que a pessoa trabalhou por um bom tempo quando era mais jovem, acha que esse período não tem mais serventia e, às vezes, possui direito a um benefício melhor.

O objetivo precisa ser sempre a busca pelo melhor benefício.

Inclusive, recomendamos a leitura desse artigo no qual explicamos como advogados especialistas fazem para conseguir benefício no INSS (Clique aqui), para você entender a importância de uma análise profissional.

De toda forma, sempre que estiver em dúvida, consulte um escritório de advocacia especializado de sua confiança.

Além disso, para se manter sempre bem informado e atualizado sobre seus direitos, leia outros artigos do nosso Blog e acompanhe nossas publicações também no Facebook e no Instagram.

Leitores também acessaram: