Você conhece o Cadastro Único?
O Cadastro Único é um sistema utilizado pelo Governo Federal para coletar dados e informações das pessoas, a fim de identificar famílias de baixa renda e garantir a inclusão delas nos programas de assistência social e redistribuição de renda.
Para fazer a inscrição nesse cadastro, a pessoa ou a família deverá procurar o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Também pode ir à prefeitura da cidade em que mora, com seus documentos pessoais, como RG, CPF, Título de Eleitor, entre outros.
Como ter direito à inscrição no Cadastro Único?
Para ter direito à inscrição no Cadastro Único, as famílias precisam se enquadrar em uma dessas situações:
- Possuir renda mensal, por pessoa, de até meio salário-mínimo ou renda mensal familiar de até três salários-mínimos;
- Estar em situação de rua, seja uma pessoa sozinha ou toda a família;
- Precisa receber um serviço ou benefício do governo que exige a prévia inscrição no Cadastro Único, como o Bolsa Família, por exemplo.
Se você se encaixa em uma dessas situações e já fez seu cadastro nos órgãos competentes, em até 45 dias será liberado o número do seu NIS.
A vantagem de fazer o Cadastro Único e gerar o número do seu NIS é que você poderá participar de alguns programas assistências, como:
- BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada);
- Bolsa Família;
- Tarifa social de entrega de energia elétrica;
- Carteira do idoso;
- Bolsa Verde;
- Entre outros benefícios do governo.
Por isso, é importante sempre deixar o seu cadastro atualizado, até mesmo para evitar uma futura exclusão sua de algum programa assistencial.
Como se vê, o cadastro único é uma ferramenta extremamente importante e precisa sempre estar atualizado.
Se ficou alguma dúvida, escreva ela aqui nos comentários.
Por fim, para se manter sempre bem informado e atualizado sobre seus direitos, leia outros artigos do nosso Blog e acompanhe nossas publicações também no Facebook e no Instagram.